O Nubank nasceu, em 2013, para acabar com a complexidade do sistema financeiro. Além do que fazemos aqui dentro, criando produtos e serviços que transformam a relação das pessoas com o próprio dinheiro, também colaboramos em causas para garantir o maior impacto positivo possível no mundo lá fora. É para isso que as iniciativas de impacto social em ESG no Nubank existem.
Sabemos que ao apoiar negócios alinhados com o nosso propósito de fazer a diferença no mundo, estamos investindo em tecnologia humana e fomentando uma cadeia de inovação que transforma vidas.
O programa Acelera Iaô Com Elas, apoiado pelo Nubank via Instituto Nu, é um exemplo disso. Com o aporte financeiro disponibilizado pela parceria estabelecida, esse programa de afroempreendedorismo pode impulsionar o trabalho de mais de 45 negócios liderados por mulheres negras em Salvador, na Bahia.
“Valorizar o ecossistema empreendedor da mulher negra é dar luz a legados em construção. É reconhecer que cada investimento é um passo em direção à criação de um legado duradouro, um legado de oportunidades igualitárias, de inovação e de liderança diversificada”, explica Marisa Santana, Gerente de Impacto Social em ESG do Nubank.
Abaixo, você descobre como giramos a roda de transformação na prática.
Acelera Iaô Com Elas: conheça o programa patrocinado pelo Nubank
Desenvolvido pela Fábrica Cultural, uma organização social que promove transformações em Salvador desde 2004, o Acelera Iaô Com Elas é um programa de aceleração de negócios liderados por mulheres negras.
Sua missão é apoiar, qualificar e gerar renda para essas empreendedoras. Ao se inscreverem, as candidatas participam de um programa de capacitação e têm a oportunidade de mostrarem seus trabalhos e plano de negócio para uma banca avaliadora. Ao final, são selecionados projetos com maior potencial de crescimento e cada um deles recebe um investimento semente de R$ 10 mil.
Priscila Mércia, coordenadora do Acelera Iaô Com Elas, destaca que o programa é uma semente para que mulheres negras possam prosperar. “Nós só precisamos que a porta se abra. O que separa as mulheres negras de um resultado incrível e transformador são as oportunidades. Quando a gente se debruça para dar aporte social, tecnológico, econômico ao trabalho dessas mulheres, a gente gera uma transformação sem igual”, diz.
Um dos projetos acelerados pelo programa em 2023 é o Ateliê Deusa Chic, uma empresa de costura criativa fundada pela empreendedora Marcela Santos. Com o aporte e a mentoria recebidos pelo Acelera Iaô, Marcela pôde expandir sua atuação e contratar outras dez funcionárias.
“Fazer um movimento sendo afroempreendedora é bem difícil, porque são muitos desafios que a gente enfrenta, mas ser escolhida entre as empresas semeadas me faz acreditar que estou no caminho certo”, afirma.
O apoio do Nubank ao Acelera Iaô Com Elas permitiu que negócios como o de Marcela prosperassem ainda mais, gerando uma cadeia de transformação e economia circular que não se encerra aqui. “Quando a gente se depara com instituições que estão preocupadas com pessoas como eu, que sabem da nossa dificuldade, é de uma alegria imensa”, diz Marcela Santos.
Por acreditar que o investimento em tecnologia humana é o caminho da transformação, fomos capazes de impactar, na prática, a vida de mulheres negras em Salvador – e este é só o começo.
Leia também:
Do boca a boca aos 90 milhões de clientes: como as recomendações ajudaram o Nubank a crescer?
Relatório ESG do Nubank 2022: conheça os principais indicadores