O Nubank nasceu, em 2013, com a missão de democratizar e facilitar o acesso de brasileiros ao sistema financeiro. E o futebol é um dos principais meios que milhões de pessoas encontram para se integrar e ocupar espaços que antes não tinham direito.
Por essa afinidade de propósitos e por acreditar na potência do futebol para criar conexões profundas, o Nubank patrocina, via Lei Federal de Incentivo ao Esporte, a 10ª edição da Taça das Favelas. O evento é realizado pela CUFA (Central Única das Favelas) e integra, por meio do esporte, jovens de 240 comunidades só do Rio de Janeiro, além de outras milhares de São Paulo.
“Aqui no Nubank a gente acredita que a educação aliada ao esporte é um vetor potente de transformação social. Por isso, apoiar uma iniciativa como a Taça das Favelas apenas reforça nosso compromisso com o impacto social positivo, significativo e duradouro que queremos ver refletido na sociedade, entendendo o seu papel social, incentivando talentos, alimentando sonhos e mudando a história de pessoas reais e que fazem a diferença.”
Christianne Canavero, Diretora de ESG no Nubank
Antes dos jogos, os jovens participam de palestras e workshops sobre diversos temas, de alimentação a educação financeira.
Campeonatos regionais e nacional
Presente em todos os estados do Brasil, a Taça das Favelas mobilizou, no primeiro semestre de 2022, campeonatos regionais que selecionaram um representante de cada estado para disputar o título nacional.
Todos os torneios terão partidas de equipes masculinas e femininas e a final será transmitida ao vivo no dia 8 de outubro pela Rede Globo.
Sobre a CUFA
Fundada em 1998 pelo produtor Celso Athayde e os rappers MV Bill e Nega Gizza, a organização surgiu como um mobilizador cultural, produzindo importantes festivais de hip hop. Com o tempo integrou o esporte, com a realização de campeonatos de basquete que também tinham uma vertente cultural importante.
Em 2011, criou a Taça das Favelas, que mobiliza mais de 100 mil jovens moradores de regiões periféricas do Brasil. Já em 2015, promoveu a Semana Global da CUFA, com diversos eventos em Nova York, nos Estados Unidos, recebendo na ocasião um reconhecimento da ONU (Organização das Nações Unidas) pela relevância do projeto.
Durante a pandemia da Covid-19, a entidade organizou os movimentos CUFA Contra o Vírus e Mães das Favelas para criar ações de combate à disseminação da doença nas comunidades brasileiras e distribuir alimentos às famílias que tiveram seus empregos afetados pela pandemia. O programa, de acordo com a CUFA, mobilizou R$ 425 milhões e impactou 13 milhões de pessoas em 5 mil favelas do país.
Acredita & VAI
Em novembro de 2021, o Nubank anunciou que é um dos apoiadores da Copa do Mundo FIFA Catar 2022™ justamente por acreditar no poder que o futebol tem de agregar os brasileiros e criar conexões especiais entre as pessoas.
O esporte é uma ferramenta importante de mobilização, aprendizado e desenvolvimento pessoal para diversos jovens, como aqueles que vão competir na Taça das Favelas. Por isso, o Nubank está presente apoiando as pessoas que fazem o futebol acontecer, na Taça das Favelas, no projeto Craque do Amanhã e na maior competição do esporte no mundo, e em outras oportunidades.