Peça seu cartão de crédito agora, preencha as informações abaixo:

em menos de 1 minuto e grátis

Precisamos do seu nome completo. Precisamos do seu nome completo.
Precisamos do seu CPF Precisamos de um CPF válido
Precisamos do seu celular. Digite somente números.
Precisamos do seu e-mail. Aqui precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

Complete as informações abaixo para pedir sua conta PJ

Precisamos seu nome completo. Precisamos seu nome completo.
Precisamos do seu CPF Precisamos de um CPF válido
Precisamos do seu CNPJ Precisamos de um CNPJ válido
Precisamos do seu e-mail. Aqui precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

Asterisco: para que serv...

Asterisco: para que serve e como ele é usado

Veja porque um simples sinal pode esconder muita informação



Imagem mostra um asterisco e um símbolo de pare, em roxo, pichado ao lado. O símbolo é um círculo com um risco no meio.

O asterisco é um sinal gráfico em forma de estrela – inclusive, o significado dessa palavra, em grego, é “estrelinha”. Ele é um recurso que pode ser usado sozinho ou entre parênteses (*) de diferentes maneiras na hora de escrever um texto.

Usar o asterisco ao lado de uma palavra, frase ou parágrafo indica que existe mais alguma informação relacionada àquele trecho – normalmente, ela aparece em uma nota de rodapé.

Nesse caso, o asterisco no pé da página contém uma explicação, um comentário ou muitas vezes indica qual é a fonte do dado usado no texto principal.

Por exemplo, um asterisco ao lado de um número pode, no fim da página, mostrar de qual pesquisa ou levantamento veio aquele valor.  

Outro uso comum do asterisco em textos é como forma de supressão – não revelar algo para proteger ou esconder uma informação. Por exemplo, usar três asteriscos (***) no lugar de um nome -que não será mencionado. Ou até mesmo para esconder palavrões.

O asterisco pode ajudar o leitor a descobrir mais detalhes sobre uma informação citada no texto principal. No entanto, ele também pode ser um recurso justamente para esconder uma informação – e isso é especialmente comum quando o * aparece em peças publicitárias.

Asterisco ou #AsteriscoNão ?

Muitas marcas usam o asterisco para esconder uma meia-verdade em um anúncio – estampam algo chamativo, como “Sem taxas*”, e, lá no rodapé, vem a explicação do asterisco: “*somente para compras acima de R$100”.

Nessas situações, o asterisco, um simples sinal de pontuação, vira o vilão da interpretação de texto. Ele deixa, em um cantinho qualquer, parte importante da informação.

Por isso, o Nubank criou o #AsteriscoNão, um movimento por mais transparência na publicidade. Nele, convidamos as marcas a repensar a forma de se comunicar com os clientes – a abolir as letras miúdas e os asteriscos que escondem meias-verdades.

Pelas redes sociais, qualquer um pode usar a hashtag #AsteriscoNão e marcar empresas e instituições que gostariam de ver aderindo a esse movimento.

Transparência é um dos pilares do Nubank – e esse movimento também é um compromisso nosso de sempre buscar formas simples e diretas de nos comunicar com nossos clientes.

Esse artigo foi útil? Avalie

Obrigado pela avaliação

Média: 3.63 / 5

Você já votou neste post