O Pix é o novo meio de pagamentos do Banco Central do Brasil que será lançado ainda neste ano, no mês de novembro. Por aqui, nós já falamos muito sobre o Pix, como ele vai funcionar e as suas vantagens, mas ainda existem algumas dúvidas específicas sobre esse novo jeito de pagar e transferir dinheiro.
Por isso, neste post tiramos algumas das dúvidas que surgiram sobre o Pix na NuCommunity, a comunidade oficial do Nubank.
Antes de tudo: o que é o Pix, mesmo?
- O Pix é um novo meio de pagamentos que vai permitir que os usuários façam pagamentos e transferências em tempo real: todas serão completadas em até 10 segundos e estarão disponíveis 24 horas por dia, 7 dias da semana;
- Ele é uma alternativa para meios de pagamento que já existem hoje, como TED, DOC e boleto. A diferença é a rapidez e a disponibilidade: enquanto hoje existem restrições de dias, horários e quantias para enviar quantias através de TED e DOC e pagar contas, o Pix permitirá que elas sejam realizadas a qualquer dia e horário e instantaneamente;
- Para receber uma transferência ou pagamento do Pix, não será necessário compartilhar todos os seus dados pessoais e bancários, mas sim só uma chave do Pix.
Saiba tudo sobre o Pix e as chaves do Pix.
Respondendo às principais dúvidas
Abaixo, respondemos às dúvidas de membros da NuCommunity. Você pode participar da discussão na nossa comunidade aqui.
O Pix será gratuito para qualquer banco ou só do Nubank para outros bancos, como é hoje?
Todos os pagamentos e transferências feitos pelo Pix por usuários pessoa física serão gratuitos, mesmo que sejam feitos para bancos diferentes. Eles funcionarão da mesma forma que as transferências feitas entre contas do Nubank: de forma instantânea, gratuita e ilimitada.
Um exemplo: se você é cliente do banco A e precisa fazer uma transferência para o banco B, poderá fazer isso sem pagar tarifas e ela será concluída em até dez segundos.
Essa é uma regra do funcionamento do Pix – todos os bancos que oferecem o Pix deverão segui-la.
Para pessoas jurídicas, ficará a critério das instituições financeiras cobrar ou não dos clientes. No Nubank, por exemplo, todas as transações do Pix serão gratuitas para quem tem a conta PJ.
O cadastro no Pix será único para cada usuário?
Não é necessário ou obrigatório fazer um cadastro no Pix. Para receber ou fazer transferências e pagamentos usando o Pix, é necessário somente ter uma conta em uma instituição financeira que ofereça ele.
Uma recomendação do Banco Central é de cadastrar as chaves do Pix em uma conta para tornar o processo mais rápido e prático – é só compartilhar uma de suas chaves com quem vai te fazer uma transferência. As chaves são como um apelido da sua conta – e você pode ver tudo sobre elas aqui.
Pix é o nome do serviço, ou o nome que o Nubank atribuiu ao serviço em sua plataforma?
Pix é o nome do meio de pagamento criado pelo Banco Central – portanto, é o nome do serviço.
Quais as melhores chaves para serem compartilhadas nas transações com o Pix, as mais seguras?
A sua chave Pix poderá ser o seu CPF/CNPJ, seu telefone celular ou e-mail – ou a chave aleatória, que é uma sequência de letras e números única gerada automaticamente direto no aplicativo do seu banco.
Não existe uma chave que seja melhor ou mais segura, porque cada chave tem sua vantagem. Por exemplo: você pode usar seu telefone para receber transferências dos seus amigos e criar uma chave aleatória para cobrar quem não conhece.
E vale lembrar: você pode cadastrar até cinco chaves em cada conta que possuir. Só não é possível cadastrar uma mesma chave em dois lugares diferentes.
Veja aqui tudo sobre as chaves do Pix.
Se eu cadastrar meu CPF e e-mail no Nubank e depois excluir meu email, eu vou poder utilizá-lo em outra conta?
Sim! A partir de outubro, quando será possível fazer o registro efetivo das chaves do Pix, também será possível gerenciar todas as chaves cadastradas – isso significa excluir alguma chave que você já utiliza e cadastrá-la em outro lugar, além de adicionar novas.
Outra possibilidade é a de pedir a portabilidade de chaves do Pix: você poderá mudar suas chaves de conta ou instituição – com exceção da chave aleatória, que é gerada diretamente no app do seu banco.