Neste ano, o prazo para declarar o Imposto de Renda começa no primeiro dia útil de março. E você pode ter ouvido que o melhor é declarar o IR o quanto antes – mas por que? Quais os riscos de entregar sua declaração de última hora, já nos últimos dias do prazo?
Na prática, ninguém é penalizado por declarar seu IR nos últimos dias do prazo, mas de fato pode ser mais vantajoso fazê-lo o quanto antes.
São dois os principais motivos para entregar a declaração cedo:
- Tempo para ajustes. Caso ela apresente qualquer erro, você tem um prazo maior para corrigi-los e evitar cair na malha fina.
- A restituição do Imposto de Renda. Isso porque, segundo a Receita Federal, quanto antes for entregue a declaração, mais cedo os contribuintes receberão sua restituição.
Importante: as informações abaixo são um guia para ajudar na busca por informações. Em caso de dúvidas, procure um contador ou profissional qualificado para auxiliar na sua declaração.
Este conteúdo leva em consideração as regras de declaração de 2022, já que as orientações para 2023 ainda não foram divulgadas pela Receita Federal.
Restituição do IR
É simples: quanto antes você declarar, mais cedo você receberá o pagamento da restituição. E vice-versa – quanto mais tarde você declarar, mais tarde também receberá o pagamento.
Deixar para última hora também tem sua vantagem. Isso porque os valores de restituição, a cada mês que não forem pagos, são corrigidos com base na taxa Selic, atualmente em 13,75%. Portanto, os contribuintes que entrarem nos últimos lotes de pagamento terão os valores de restituição atualizados pela taxa Selic acumulada até o período.
Como assim?
Em outras palavras, a cada mês que passa o valor que você deve receber de restituição é corrigido pela Selic acumulada do período, que aumenta mês a mês. É como se o seu dinheiro rendesse ao longo desses meses.
Em 2022, conforme mostra a Receita Federal, contribuintes que receberam a restituição no 8o e último lote de pagamento, tiveram uma correção de 7,33% no valor. Supondo que tivessem R$ 500 a receber, esse valor acabou aumentando para R$ 536,65 por conta da correção.
Vale ressaltar que não é possível saber em qual lote de restituição você entrará até que a consulta a ele esteja aberta. Portanto, não há garantia de que o contribuinte receberá a restituição no segundo lote – o primeiro é para contribuintes prioritários – se entregou nos primeiros dias do prazo.
Calendário Restituição do IR 2023
Este conteúdo leva em consideração as regras de declaração de 2022, já que as orientações para 2023 ainda não foram divulgadas pela Receita Federal.
Neste ano, os lotes de restituição do Imposto de Renda serão pagos entre 31 de maio e 30 de setembro de 2023 — os lotes residuais não são incluídos nesse calendário. No total, serão 5 lotes, pagos segundo o calendário abaixo:
Lote | Data |
---|---|
1º | 31/05 |
2º | 30/06 |
3º | 30/07 |
4º | 31/08 |
5º | 30/09 |
Normalmente, uma semana antes do pagamento de cada lote de restituição, a Receita Federal disponibiliza a consulta a esses lotes – assim, cada contribuinte consegue saber se receberá naquela data ou não.
Não sabe por onde começar? Confira aqui um guia para iniciantes no Imposto de Renda.
Importante: as informações acima são um guia para ajudar na busca por informações. Em caso de dúvidas, procure um contador ou profissional qualificado para auxiliar na sua declaração.
Este conteúdo leva em consideração as regras de declaração de 2022, já que as orientações para 2023 ainda não foram divulgadas pela Receita Federal.
Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ele é apenas um guia com alguns dos termos e dúvidas mais comuns. Dependendo de cada caso, pode haver exceções. Em caso de dúvida com o seu IR, procure auxílio especializado.
Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.