Peça seu cartão de crédito agora, preencha as informações abaixo:

em menos de 1 minuto e grátis

Precisamos do seu nome completo. Precisamos do seu nome completo.
Precisamos do seu CPF Precisamos de um CPF válido
Precisamos do seu celular. Digite somente números.
Precisamos do seu e-mail. Aqui precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

Complete as informações abaixo para pedir sua conta PJ

Precisamos seu nome completo. Precisamos seu nome completo.
Precisamos do seu CPF Precisamos de um CPF válido
Precisamos do seu CNPJ Precisamos de um CNPJ válido
Precisamos do seu e-mail. Aqui precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

Nome sujo: o que isso re...

Nome sujo: o que isso realmente significa?

É o mesmo que ter o nome negativado ou apontado nos serviços de proteção ao crédito? Como isso acontece? Quais as consequências?



Nome sujo: imagem de um homem de costas passando por um detector de metal com a mão esquerda na cabeça. Ao lado, um grande X roxo em sinal de negativo.

Dizem que, numa época em que não existia internet nem outras tecnologias de comunicação, comerciantes se reuniam na praça para compartilhar o nome das pessoas que compravam e não pagavam – o que as deixava com o nome sujo.

Os anos passaram, as tecnologias avançaram, mas ainda é comum ouvir essa expressão por aí.

Afinal, o que significa estar com o nome sujo?

Basicamente, uma pessoa que tem o “nome sujo” é alguém que comprou um produto ou serviço, não pagou e teve seu nome apontado/negativado nas listas dos órgãos de proteção ao crédito, como Serasa, SPC Brasil ou Boa Vista SCPC.

De acordo com o Serasa, fazem parte deste grupo mais de 61 milhões de brasileiros – sendo que, entre os jovens de 18 a 24 anos, 40% estão ou estiveram com o nome nessas listas, segundo um levantamento da Câmara Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e do SPC.

Como um nome vai parar nas listas de proteção ao crédito?

Quando uma empresa não recebe o pagamento de um cliente, ela avisa um ou mais órgãos de proteção ao crédito sobre a dívida.

Esses órgãos, então, entram em contato com o consumidor (por carta, telefone ou mensagem de celular) para avisar que seu nome será incluído nas listas de proteção ao crédito caso ele não pague a dívida no prazo determinado.

Se isso de fato acontecer, o nome do cliente será apontado em órgãos como Serasa, SPC Brasil e Boa Vista e poderá ser consultado por qualquer empresa que tenha acesso a estas bases de dados e queira checar o histórico financeiro de alguém.

Quando meu nome fica sujo?

É possível ficar com o nome sujo se houver atraso no pagamento de qualquer uma das suas contas – despesas da casa, como aluguel, água, luz e etc, e cartão de crédito por exemplo.

A inscrição do nome nos órgãos de proteção ao crédito não é automática. A partir do primeiro dia de inadimplência o credor já pode inserir o nome do devedor no cadastro de inadimplentes se assim desejar, mas ele precisa comunicar esses órgãos.

É importante ressaltar que a pessoa que está em dívida deve ser avisada que suas informações serão enviadas ao SPC, Serasa ou Boa Vista. A partir dessa notificação, ela tem até 10 dias para quitar ou negociar o débito. Caso isso não aconteça, aí podemos dizer que a pessoa está “com o nome sujo”. 

Quais as consequências de estar com o nome negativado?

Todo mundo sabe que é ruim ter o nome apontado em qualquer serviço de proteção ao crédito, mas nem todo mundo sabe como isso de fato afeta a vida das pessoas.

Como ter o nome negativado indica para o mercado que a pessoa é má pagadora, ela encontrará dificuldades para:

Além disso, existe um dispositivo na CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) que permite que bancários sejam demitidos se tiverem o nome sujo.

Atenção com os mitos

Com exceção das instituições financeiras, empresas de nenhum outro setor podem se recusar a contratar alguém que esteja com o nome sujo. Isso é considerado discriminação e não é permitido por lei. 

O mesmo vale para concursos públicos. Apenas aqueles para setores bancários e para instituições como Banco Central, Casa da Moeda e BNDES podem barrar candidatos com o nome sujo.

Além disso, quem está com o nome negativado não pode ser impedido de tirar passaporte nem visto para o exterior. Outro mito está relacionado com o impedimento para abertura de conta, pois mesmo quem tem nome sujo pode abrir conta.

Como limpar o nome?

Para sair das listas de proteção ao crédito, o único caminho é entrar em contato com a empresa onde a dívida foi feita e negociar o pagamento.

Se o valor for muito alto e a pessoa decidir pagar em parcelas, assim que a primeira for paga a empresa deve acionar o órgão para que este retire o seu nome da lista de proteção ao crédito em até 5 dias úteis. Mas, caso as próximas não sejam quitadas, o nome volta a aparecer.

Para quem não consegue pagar a dívida, o nome sai automaticamente da lista de inadimplentes depois de cinco anos. Mas a conta não deixa de existir: a empresa ainda poderá entrar na justiça com a cobrança.

Como saber se um nome está negativado?

O Serasa e o Boa Vista SCPC disponibilizam sites onde é possível consultar gratuitamente o status de um nome. Basta fazer um cadastro simples e pronto.

Já para consultar um nome no SPC, é possível acessar pelo site ou ir em algum posto de atendimento do órgão, mas ambos os serviços são pagos.

Seja para quitar uma dívida ou ficar longe das listas de proteção ao crédito, o importante é ter controle sobre as finanças e saber que as contas cabem no orçamento.

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui.

Esse artigo foi útil? Avalie

Obrigado pela avaliação

Média: 3.86 / 5

Você já votou neste post