O Nubank nasceu para acabar com a complexidade do sistema financeiro e devolver às pessoas o controle sobre o próprio dinheiro. Para isso, desenvolvemos produtos e serviços simples, que atendem aos diferentes momentos de vida dos nossos clientes, e que acompanham a evolução do mundo digital.
Foi pensando nisso que criamos o Nucoin, a moeda digital própria do Nubank. Com o Nucoin, queremos democratizar ainda mais as novas tecnologias, como a blockchain e a web3, e ir além do Nubank Cripto, a função para comprar e vender criptomoedas no aplicativo.
O Nucoin está em fase de desenvolvimento e os clientes serão parte importante desta criação. Cerca de 2 mil membros da NuCommunity, o canal de diálogo entre clientes e o Nubank, participarão de uma comunidade fechada e exclusiva para pensar nas dinâmicas por trás do Nucoin.
A partir de 2023, todos os clientes receberão Nucoins sem custo. Entenda melhor abaixo.
O que é o Nucoin?
É a moeda digital própria do Nubank, que será a base para a criação de um programa de recompensas. Ou seja, os clientes que acumularem Nucoins terão benefícios como descontos e outras vantagens.
Além disso, no futuro, a ideia é que os Nucoins também sejam comercializados no mercado de criptomoedas, como acontece com o bitcoin, por exemplo.
O Nucoin é uma criptomoeda?
No mundo das criptomoedas, as definições de quatro termos podem gerar uma pequena confusão, por serem muito parecidas e por não serem um consenso: moedas digitais, criptomoedas, criptoativos e tokens.
- Moedas digitais se parecem com moedas tradicionais, mas são usadas apenas num ambiente virtual, principalmente em jogos digitais. Assim como uma moeda no mundo real, as moedas digitais são colecionáveis e têm valor. Por isso, elas servem também como meio de pagamento no ambiente virtual.
- Criptomoedas são moedas digitais mantidas e criadas em uma grande rede de computadores com várias plataformas, aplicativos e usuários conectados a ela – ao contrário de moedas digitais que existem apenas dentro de aplicações específicas, como jogos. Diferentemente do real ou do dólar, as criptomoedas não são impressas e só existem no mundo online, mas assim como qualquer moeda, elas podem ser usadas em diversas transações digitais, como compras e transferências. O termo cripto se refere a criptografia, uma forma de proteger e autenticar informação na rede. No caso das criptomoedas, algoritmos criptográficos garantem que apenas o dono de uma moeda possa gastá-la, e apenas uma vez.
- Criptoativos e tokens são parecidos. Na prática, eles representam no mundo digital itens do mundo real, como mercadorias, contratos ou direitos, como ingressos para eventos, passagens aéreas, ações e até obras de arte únicas –como as NFTs.
Então, resumindo, o Nucoin é um token, porque ele dará direito a vantagens aos clientes que tiverem esse ativo na carteira. Porém, ele também pode ser chamado de criptomoeda, porque cada Nucoin tem o mesmo valor, não é consumido e não tem data de validade. Ou seja, eles apenas são trocados em transações.
Além disso, o Nucoin usa a tecnologia blockchain. O Nubank firmou uma parceria estratégica com a Polygon, uma das maiores empresas do setor no mundo, para desenvolver o Nucoin usando a Polygon Supernets, que é uma tecnologia blockchain fornecida pela Polygon. A ideia é usar a rede blockchain escalável, acessível, segura e sustentável da Polygon, além do suporte técnico, para desenvolver e expandir a moeda digital.
As soluções da Polygon tiveram ampla adoção em mais de 53 mil aplicativos, mais de 2,1 bilhões de transações totais processadas e em mais de 174,9 milhões de endereços de usuários únicos. A rede abriga alguns dos maiores projetos da web3, como Aave, Uniswap, OpenSea e empresas conhecidas, incluindo Meta, Stripe e Adobe. A Polygon é neutra em carbono e tem o objetivo de liderar o ecossistema web3 livre de carbono.
O que é blockchain?
Blockchain é um tipo de banco de dados compartilhado por participantes conectados em uma rede, onde é possível definir, armazenar, acessar e transacionar ativos digitais, contratos e arquivos, de forma segura e confiável, entre dois participantes, sem a necessidade de intermediários, e de qualquer lugar do mundo.
A cada intervalo de tempo, as transações recentes dos usuários são coletadas em um “bloco”, processadas e autenticadas criptograficamente por vários participantes. Quando o bloco é confirmado, ele é adicionado em sequência aos blocos passados, formando uma cadeia, o que explica o termo em inglês.
Como participar da comunidade do Nucoin?
Além de ser desenvolvida em uma blockchain, a moeda digital do Nubank também terá parte de sua criação descentralizada, a partir dos comentários e das ideias da comunidade exclusiva e fechada da moeda digital.
Essa comunidade será criada dentro da NuCommunity, o canal de diálogo entre o Nubank e seus clientes. Ao todo, cerca de 2 mil clientes serão selecionados para participar ativamente da comunidade do Nucoin.
A seleção dos convidados vai acontecer entre os meses de outubro e novembro, e será feita entre os membros mais engajados da NuCommunity e que mais usam os produtos e serviços do Nubank. Esses convidados participarão ativamente da co-criação do Nucoin, em uma discussão sem intermediários.
A ideia é que esses debates e feedbacks ocorram a exemplo do que acontece na web3, justamente para explorar, ao máximo, a descentralização da criação da moeda digital do Nubank.
O que é web3?
A web3 é uma evolução da internet que conhecemos hoje. Ela é um novo tipo de serviço de internet construído a partir de blockchains. Ou seja, é a internet controlada pelos usuários e desenvolvedores que usam uma blockchain. Dentro dessa “nova web”, tudo é descentralizado, sem intermediários e transparente.
A web3 é considerada o futuro da internet pelos entusiastas do universo de tecnologia e das criptomoedas, mas ainda opera em uma escala pequena e pouco acessível. Com o Nucoin, o Nubank quer ajudar a democratizar essas novas tecnologias.
Leia também
Nubank Cripto: tudo o que você precisa sobre a nova função do aplicativo
Respondemos as principais dúvidas sobre o Nubank Cripto
Grande aposta, tendência ou modismo: entenda o impacto das criptomoedas no presente e no futuro
Dicionário das criptomoedas: 34 termos e palavras que você precisa saber
{{#comments}}-
{{comment_author}}
{{comment_date}}
{{comment_content}}
{{/comments}}
{{#children}}-
{{child_comment_author}}
{{child_comment_date}}
{{child_comment_content}}
{{/children}}