O Nubank nasceu, em 2013, com a missão de devolver às pessoas o controle sobre suas vidas financeiras. E, para fazer isso de maneira sustentável, sabemos que é fundamental que nossa agenda ESG (sigla em inglês para ambiental, social e governança) cause impacto real e duradouro na vida dos nossos clientes e na sociedade em geral.
Por isso, é motivo de orgulho para o Nubank ser reconhecido com o 20º lugar no Ranking Merco Responsabilidade ESG, entre as 100 empresas mais responsáveis do Brasil em 2021. Na última edição, aparecemos na posição 47, o que representa um salto de 27 posições em apenas um ano. No ranking específico das instituições financeiras, o Nu ficou em terceiro lugar, uma subida de três posições também nesse recorte.
“O ESG dentro do Nubank faz parte da nossa cultura, dos nossos negócios e da nossa maneira de agir. O resultado do ranking demonstra que estamos no caminho certo.”
Christianne Canavero, Diretora de ESG.
Neste ano, pela primeira vez o Ranking Merco fez uma divisão entre os aspectos ambientais, sociais e de governança. E o Nubank também se destacou nas três listas. No quesito “meio ambiente” (E), o Nubank ficou na 17ª posição; em “ambiente interno, clientes e sociedade” (S), ocupou o 33º lugar; e em “ética e governança” (G), o Nu alcançou a 17ª posição do ranking.
O ranking de responsabilidade ESG
A oitava edição do ranking Merco de responsabilidade ESG realizou milhares de entrevistas com cinco etapas de avaliação para chegar à lista final. O Nubank já havia subido duas posições de 2019 para 2020, da 49ª para a 47ª colocação, à frente de gigantes da tecnologia.
O índice é composto pela avaliação do comitê de diretores do monitor Merco, e também por especialistas no assunto, como analistas financeiros, jornalistas, membros de ONGs e associações de consumidores. Ele é o primeiro monitor de ESG do mundo a ser auditado, em que o acompanhamento e a verificação do processo e resultados passam por uma revisão independente da KPMG, de acordo com a norma ISAE 3000.
Cinco valores são considerados na avaliação do desempenho das empresas: comportamento ético, transparência e boa governança, responsabilidade com os funcionários, compromisso com o meio ambiente e mudanças climáticas, e contribuição à comunidade.
Saiba mais sobre o compromisso ESG do Nubank
Leia mais:
O que a sigla ESG quer dizer sobre uma empresa?
Instituto Nu: conheça a nova plataforma de inovação social do Nubank