Peça seu cartão de crédito agora, preencha as informações abaixo:

em menos de 1 minuto e grátis

Precisamos do seu nome completo. Precisamos do seu nome completo.
Precisamos do seu CPF Precisamos de um CPF válido
Precisamos do seu celular. Digite somente números.
Precisamos do seu e-mail. Aqui precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

Complete as informações abaixo para pedir sua conta PJ

Precisamos seu nome completo. Precisamos seu nome completo.
Precisamos do seu CPF Precisamos de um CPF válido
Precisamos do seu CNPJ Precisamos de um CNPJ válido
Precisamos do seu e-mail. Aqui precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

O que são pagamentos ins...

O que são pagamentos instantâneos?

Não esperar 3 dias para o dinheiro cair e nem pagar tarifas para movimentar: entenda como funciona a modalidade que vai permitir realizar transferências e pagamentos em tempo real.



o que são pagamentos instantâneos: relógio roxo com cifrão no lugar dos números, em um fundo preto

No dia 19 de fevereiro de 2020, o Banco Central anunciou o Pix, que irá permitir a realização de transferências e pagamentos em até dez segundos – ele será uma alternativa instantânea e gratuita a TEDs, DOCs, boletos e até cartões. Desde então, os pagamentos instantâneos têm sido assunto constante, já que podem facilitar o dia a dia das pessoas.

Abaixo, entenda o que são e quais as vantagens dos pagamentos instantâneos.

O que são pagamentos instantâneos?

Os pagamentos instantâneos permitem que qualquer pessoa – física ou jurídica – realize transferências e pagamentos em tempo real. Por exemplo: em vez de pagar um boleto e esperar 3 dias úteis para que ele seja compensado, o dinheiro cai na hora na conta do destinatário.

Além disso, com esse sistema não é necessário o uso das maquininhas de cartão e nem mesmo de caixas eletrônicos: tudo pode ser feito por meio de um app instalado no celular.

Os pagamentos instantâneos já são realidade em mais de 46 países ao redor do mundo, como China, Austrália e Alemanha.

O que os pagamentos instantâneos têm a ver com o Pix?

O Pix é um meio de pagamentos instantâneos que está sendo desenvolvido pelo Banco Central e tem previsão de lançamento para novembro de 2020. Com ele, o dinheiro cairá em 10 segundos na conta, não importa o dia ou horário, e deverá ser gratuito para os clientes.

Segundo o Banco Central, o Pix começará a funcionar no dia 3 de novembro e todos os bancos e fintechs com mais de 500 mil contas ativas deverão se adequar. O objetivo é ter o sistema funcionando completamente até o dia 16 de novembro.

Saiba tudo sobre o Pix.

7 vantagens dos pagamentos instantâneos

Entre os benefícios da opção estão:

  1. Disponibilidade: é possível efetuar pagamentos a qualquer hora do dia (mesmo fora do horário bancário), qualquer dia da semana (incluindo fins de semana e feriados) e ter o valor compensado no mesmo instante, sem precisar esperar – como é o caso de TEDs, DOCs e boletos, por exemplo;
  2. Na palma da mão: Não há a necessidade de carregar dinheiro físico por aí, nem mesmo o cartão e cheque – somente o celular é necessário. Para efetuar o pagamento, basta ler um QR Code com a câmera do smartphone e informar dados do recebedor, (como em TEDs e DOCs). Porém, com o pagamento instantâneo vai ser possível realizar pagamentos, em tempo real, em estabelecimentos comerciais, como supermercados e padarias, por exemplo;
  3. Rapidez: as transferências podem ser realizadas de maneira imediata, – acabando com aquele nervoso de não saber exatamente quando o dinheiro vai cair;
  4. Custo: pagamentos instantâneos são, tipicamente, gratuitos ou de baixo custo. No caso do Pix, pessoas físicas não pagarão nada e pessoas jurídicas devem ter um custo, mas bem menor do que outras opções – no Nubank, entretanto, o Pix também será gratuito para clientes da conta PJ.
  5. Controle: Para as empresas que usarem o Pix, o controle do fluxo de caixa e o recolhimento dos tributos vão ficar mais fáceis, já que tudo é registrado de forma digital;
  6. Tecnologia simples: O usuário ou estabelecimento que receberá o valor apresenta um QR Code, que pode ser lido por qualquer tipo de smartphone – não é necessário ter a maquininha de cartão;
  7. Menos burocracia: Nos pagamentos instantâneos não existem intermediários (bancos e instituições financeiras, por exemplo): o valor das transferências sai direto da conta do pagador paga para a conta de quem recebe.

O que é o Pix – meio de pagamento instantâneo no Brasil?

O Pix é, basicamente, um novo meio que facilitará a transferência de valores entre pessoas, o pagamento de contas e até recolhimento de impostos e taxas de serviços.

A diferença, se comparado aos meios de pagamento usados atualmente, é a rapidez e a disponibilidade: enquanto hoje existem restrições de dias e horários para enviar quantias através de TED e DOC e realizar pagamentos de contas, o Pix permitirá que elas sejam realizadas a qualquer dia e horário.

Fique por dentro das novidades do Pix no Nubank

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.

Esse artigo foi útil? Avalie

Obrigado pela avaliação

Média: 4.38 / 5

Você já votou neste post