O Nubank nasceu para descomplicar o dia a dia a vida financeira das pessoas através de produtos simples, que podem ser controlados de forma totalmente digital pelo aplicativo.
O Nubank foi pioneiro no Brasil no uso da tecnologia contactless – aquela que permite pagar com o cartão apenas aproximando-o da maquininha. Hoje, somos o maior emissor de cartões com esse tipo de tecnologia, também chamada de NFC, cuja adoção vem crescendo rapidamente.
Em janeiro de 2020, antes da pandemia do novo coronavírus, apenas 0,7% dos pagamentos feitos com cartão (crédito ou débito) eram por aproximação, de acordo com dados da Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços). Em dezembro, já eram 3,25% do total das transações – quase o quádruplo.
No Nubank, esse número é muito maior: cerca de 15% das transações feitas com o roxinho atualmente usam a tecnologia contactless. Nos últimos doze meses, o número de pagamentos sem contato cresceu 122%.
Adoção do contactless em meio à pandemia
Embora o uso dos cartões por aproximação já viesse aumentando gradativamente, a pandemia do novo coronavírus acelerou esse processo. A função contactless ajuda a evitar o toque de mãos, por exemplo, ou de manusear a mesma maquininha que outras pessoas usaram.
Como mostrou o Data Nubank sobre Digitalização, em novembro de 2020. (gráfico abaixo)
Desde maio de 2020, quase 133 milhões de compras foram feitas apenas aproximando o roxinho da maquininha. As categorias que mais se destacam nesse tipo de transação são supermercados, restaurantes e gastos com saúde.