Pagar o valor inteiro da fatura é sempre o ideal. Mas imprevistos acontecem e, às vezes, isso acaba não sendo possível. Se esse for o seu caso, fazer um parcelamento é melhor do que ficar em atraso e entrar no rotativo.
Porém, é preciso ficar atento: existem situações em que o parcelamento da fatura é obrigatório: de acordo com o Banco Central, nenhum cliente pode utilizar o crédito rotativo por dois ciclos de fatura consecutivos.
Entenda melhor abaixo como funciona o parcelamento mandatório.
Como funciona o parcelamento mandatório?
Esse parcelamento ocorre automaticamente quando o cliente já está usando o crédito rotativo. Ou seja, fez um pagamento parcial na fatura anterior e deseja fazer um pagamento parcial novamente.
Por determinação do Banco Central, nenhum cliente pode utilizar o crédito rotativo por dois ciclos de fatura seguidos. Em outras palavras: se em determinado mês o usuário já tiver um valor no rotativo e for realizar um pagamento parcial, a fatura será obrigatoriamente parcelada, com IOF (imposto obrigatório) e uma taxa de juros menor que os do rotativo.
Veja quando vale a pena parcelar a fatura do cartão.
O que acontece se eu não quiser o parcelamento mandatório?
Para que o parcelamento não aconteça, é necessário pagar o mínimo dos gastos do mês atual e também o valor que ficou em aberto do mês anterior.
Ou seja, a soma do valor do rotativo (valor não pago da fatura anterior) + o valor mínimo (que inclui juros e IOF de rotativo) da fatura atual, que aparece para o cliente em azul no aplicativo.
- Clique em “Gerar boleto” e depois em “Alterar valor”. Nesse momento, nós mostramos no app qual o valor mínimo a ser pago para evitar o parcelamento.
Lembrando que é sempre melhor pagar o valor inteiro da fatura. Assim, você evita dores de cabeça e juros maiores.
Quer parcelar a fatura do cartão de crédito Nubank? Veja aqui como fazer isso.
Ficou com alguma dúvida? É só entrar em contato com a nossa equipe de atendimento, disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, pelos canais oficiais – como chat, e-mail e redes sociais.
{{#comments}}-
{{comment_author}}
{{comment_date}}
{{comment_content}}
{{/comments}}
{{#children}}-
{{child_comment_author}}
{{child_comment_date}}
{{child_comment_content}}
{{/children}}