“Meu cachorro comeu meu roxinho”. Esse relato dos nossos clientes é mais comum do que você pode imaginar. Só em 2020 foram retirados de circulação mais de 6 mil cartões do Nubank por esse motivo peculiar.
Mas será que esses “ataques” têm uma razão específica? E se o animal de estimação ingerir pedaços do cartão, o que o dono deve fazer? Abaixo, a veterinária Michele Milistetd, dedicada a cuidar desses bichinhos há mais de 20 anos, tira essas e outras dúvidas.
A cor roxa do cartão tem a ver com a vontade de morder?
Se você acha que a cor chamativa do nosso cartão é um dos motivos que atrai os cachorros e faz com que eles destruam o roxinho… bom, você se enganou.
O cachorro é capaz de distinguir vários tons de azul, amarelo e cinza. Porém, não consegue identificar o verde, o vermelho, o rosa e (adivinha!) nem o roxo, segundo o estudo Color vision in the dog (Visão de cores no cachorro, em tradução livre), publicado em 2009.
“A verdade é que cães são super curiosos e sentem atração por qualquer coisa que seja diferente”, diz Michele. “Pode ser pelo plástico e, às vezes, até mesmo por causa do cheiro do dono, que está em contato com o cartão o tempo todo.”
“Meu cachorro comeu meu cartão. O que eu faço?”
Bom, a orientação aqui não vale só para cartões, mas sim para qualquer objeto estranho ingerido.
“Dependendo do que for, a ingestão pode machucar o esôfago e parar no estômago. Em alguns casos, talvez não seja expelido nas fezes. Aí o ideal é fazer uma endoscopia”, diz Michele. “Uma cirurgia só acontece se houver um ferimento mais grave.”
Mas a recomendação é levar o animal ao veterinário caso ele “coma partes de algum objeto”. Só para garantir que está tudo certo.
Ah, tem algumas coisas que o dono pode fazer para evitar mordidas nos cartões e outros itens ocorram: “Deixar os pertences pessoais numa altura que o cão não alcance, estimular o bicho a brincar com um brinquedo específico e, se puder, tentar um adestramento simples”, diz a doutora.
O que levar em conta na hora de ter um animal de estimação?
Antes de decidir ter um bicho de estimação, é fundamental ter em mente que ele não precisa somente de amor, carinho e atenção. Isso, claro, é muito importante, mas o animal vai necessitar de cuidados, brinquedos, comida. Afinal de contas é um ser dependente.
“Vale levar em consideração, por exemplo, em casos de cachorro e gato, que são animais que vivem muitos anos. Então, as despesas e a companhia serão, por um bom tempo, algo constante”, diz a veterinária. “Ração, banho, antipulga, vacinas e cuidados extras são algumas despesas para você ficar de olho.”
Já viu a nossa última novidade, em parceria com a Zee.Dog? Clique abaixo e saiba todas as informações sobre o NuDog, o cartão Nubank para cachorros. Enquanto seu “cãopanheiro” fica ocupado com o brinquedo, você usa o seu roxinho tranquilamente por aí.
Leia também:
Quanto custa ter um bicho de estimação?
12 vezes que cachorros comeram o cartão Nubank – e como evitar isso no futuro