Peça seu cartão de crédito agora, preencha as informações abaixo:

em menos de 1 minuto e grátis

Precisamos do seu nome completo. Precisamos do seu nome completo.
Precisamos do seu CPF Precisamos de um CPF válido
Precisamos do seu celular. Digite somente números.
Precisamos do seu e-mail. Aqui precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

Complete as informações abaixo para pedir sua conta PJ

Precisamos seu nome completo. Precisamos seu nome completo.
Precisamos do seu CPF Precisamos de um CPF válido
Precisamos do seu CNPJ Precisamos de um CNPJ válido
Precisamos do seu e-mail. Aqui precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

Como funciona a portabil...

Como funciona a portabilidade de consignado no Nubank?

É possível transformar o seu empréstimo consignado em NuConsignado e ter acesso a juros menores. Saiba como fazer a portabilidade de consignado no Nubank.



foto de uma mão masculina, segurando um celular com o aplicativo Nubank na tela. O tom da camisa dele é lilás.

O Nubank nasceu, em 2013, para facilitar o dia a dia das pessoas e ajudá-las a ter uma relação mais saudável com o próprio dinheiro. Oferecemos produtos e serviços simples de usar e que podem ser controlados pelo aplicativo, como as nossas opções de empréstimo. Seguindo na missão de descomplicar o sistema financeiro, a partir de agora clientes que têm empréstimo consignado podem fazer a portabilidade para o Nubank. Por enquanto, a opção está liberada apenas servidores públicos federais.

Segundo dados da CIP (Câmara Interbancária de Pagamentos), em 2021, 99,53% das solicitações de portabilidade de crédito foram referentes a contratos de empréstimo consignado.

Abaixo, saiba como fazer a portabilidade do seu empréstimo consignado para o Nubank.

Como funciona um empréstimo consignado?

No empréstimo consignado, o pagamento das parcelas é descontado diretamente do salário ou do benefício pago pela previdência, e os juros costumam ser menores. 

Isso acontece porque, para as instituições financeiras que estão emprestando o dinheiro, o consignado oferece poucos riscos: as parcelas já são descontadas automaticamente todo mês do contracheque (holerite). Em outras palavras, o cliente não precisa efetuar manualmente o pagamento e as chances dele entrar em atraso são mínimas.

Vale lembrar que, para contratar um empréstimo consignado, é preciso ter margem consignável disponível, o valor máximo da renda mensal que pode ser comprometida em um empréstimo consignado.

Mas apesar de ser uma das modalidades de empréstimo mais vantajosas do mercado, é possível conseguir condições ainda melhores com a portabilidade.

Como funciona a portabilidade de consignado?

A portabilidade do consignado é a possibilidade de transferir empréstimos ativos de uma instituição para outra que tenha juros menores ou condições melhores. A opção foi criada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) por meio da Resolução nº 4292/2013, com o objetivo de reduzir as taxas de juros oferecidas pelas instituições. Com isso, o cliente consegue liberar a margem consignável disponível após a efetivação da portabilidade, já que a redução dos juros possibilita a diminuição do valor da parcela cobrada mensalmente no devido contrato.

A solicitação pode ser feita por qualquer pessoa que tenha um empréstimo consignado ativo, mediante transferência da dívida do contrato atual para outra instituição. Durante a troca, o novo banco para o qual a dívida é migrada deve quitar o valor devido à instituição financeira anterior e emitir um novo acordo diretamente com o cliente.

É importante destacar que, para portabilidade de consignado, nenhuma taxa pode ser cobrada dos clientes. A única cobrança adicional que pode ser feita é a de IOF e somente caso tenha uma operação conhecida como “troco”. Nela, o cliente transfere o contrato pegando mais dinheiro emprestado para “aproveitar” a redução da taxa de juros. Nesse caso, o IOF será cobrado apenas sob o valor adicional contratado.

Como fazer a portabilidade do consignado para o Nubank?

Neste primeiro momento, a portabilidade de consignado está disponível apenas para clientes do Nubank que sejam servidores públicos federais (SIAPE). Confira como trazer o seu empréstimo consignado de outra instituição para o Nu:

  • Na tela inicial do app Nubank, toque na seção “Empréstimos e Consignado”;
  • Na próxima tela aparecerão as ofertas disponíveis para você, as dicas para ter mais ofertas e todas as modalidades que estão disponíveis para você;
  • Se a opção “NuConsignado” aparecer para você, toque em “Simular”;
  • Selecione o seu perfil e na tela seguinte clique em “Portabilidade”;
  • Se você for servidor público, acesse o SouGov.com.br para liberar a autorização de portabilidade para o novo contrato;
    Se você for beneficiário do INSS, autorize a consulta dos seus dados pelo Nubank;
  • Na tela seguinte, você verá as orientações e dados necessários para trazer seu contrato. Para seguir, clique na setinha roxa no canto da tela;
  • Insira as condições atuais do contrato – como valor da parcela, taxa de juros mensal e quantas parcelas restam pagar;
  • Se você for servidor federal, informe o número do contrato que será transferido – siga as orientações disponíveis no aplicativo para conseguir essa informação;
  • Se você for beneficiário INSS, informe a instituição do contrato ativo e logo depois o número do contrato que será transferido – siga as orientações disponíveis no aplicativo para conseguir essa informação
  • Ao receber o resultado da simulação e ao concordar com a oferta de portabilidade, siga as informações para efetuar a solicitação do pedido de portabilidade;
  • Leia com atenção as condições do contrato e toque para continuar;
  • Insira a senha para concluir o pedido de portabilidade;
  • Aguarde até 9 dias úteis para receber o resultado do pedido de portabilidade – esse prazo depende da instituição dona do contrato original.

O resultado da portabilidade poderá ser acompanhado na área de empréstimos, no app do Nubank. Ao ser confirmada, o cliente passará a ter acesso normal ao contrato e vai começar a pagar as parcelas.

Leia mais: 

NuConsignado: conheça o empréstimo do Nubank para servidores públicos federais

Empréstimo consignado do INSS: como funciona?

Como cancelar empréstimo consignado do INSS?

Esse artigo foi útil? Avalie

Obrigado pela avaliação

Média: 4.33 / 5

Você já votou neste post