O Pix é o novo meio de pagamentos do Banco Central. Instantâneo e totalmente digital, ele vai permitir que pessoas e empresas façam pagamentos e transferências em até dez segundos – e sem a necessidade, por exemplo, de compartilhar todos os dados bancários e pessoais.
O Pix é uma alternativa de pagamento a TED, DOC e boletos que será oferecida por todos os bancos e instituições com mais de 500 mil clientes. Na prática, quando você abrir o app ou site do seu banco, vai ver, na hora dos pagamentos, a opção do Pix da mesma forma que vê a do TED, por exemplo.
Outra novidade são as chaves do Pix: elas são “apelidos” que poderão ser registrados em uma conta.
As chaves do Pix podem ser CPF, CNPJ, número de telefone, e-mail ou chave aleatória (uma código gerado pelo sistema). Se você cadastrar seu e-mail como chave na conta A, por exemplo, não precisa passar seus dados bancários para receber: com seu e-mail, a pessoa que vai te pagar já consegue fazer uma transferência para você via Pix.
Importante: uma mesma chave não pode ser registrada em contas diferentes.
Cadastrou em uma conta e depois mudou de ideia? Fique tranquilo: você pode pedir a portabilidade de chaves.
O que é portabilidade das chaves?
A portabilidade de chaves é como transferir o vínculo de uma chave para uma conta diferente. Por exemplo: se você cadastrou uma chave na conta A e deseja vinculá-la à conta B, é possível fazer isso pedindo a portabilidade.
Lembrando:
Como fazer a portabilidade de chaves do Pix?
Antes de explicar o passo a passo de como fazer a portabilidade de chaves do Pix, é importante ressaltar duas informações:
- A portabilidade de chaves deve ser oferecida por todas as instituições financeiras que oferecem o Pix;
- Só será possível fazer portabilidade de chaves do Pix a partir do dia 5 de outubro, quando as instituições financeiras começam a, de fato, registrar as chaves do Pix dos usuários.
A portabilidade de chaves do Pix é simples e pode começar de duas maneiras:
- O usuário deve pedir, diretamente no banco para onde deseja migrar suas chaves, a portabilidade daquelas que quiser migrar;
- A portabilidade também pode começar quando alguém tenta cadastrar uma chave já registrada em outra conta: você receberá uma mensagem perguntando se deseja ou não iniciar a portabilidade.
Depois, o DICT, sistema do Banco Central que gerencia o cadastro das chaves do Pix, é responsável por conectar as duas instituições e garantir que a portabilidade seja feita.
Na prática, para o usuário final, basta solicitar a portabilidade ou tentar registrar uma chave já vinculada, e então confirmar o pedido após receber o aviso da instituição onde a chave estava previamente cadastrada.
A instituição na qual a chave estava previamente registrada deverá te enviar esse pedido de confirmação em até 10 minutos. Após a sua confirmação, a instituição deverá concluir a portabilidade em até 1 minuto, quando você receberá uma notificação do banco para onde migrou sua chave te avisando que deu tudo certo.
Enquanto você não fizer a confirmação, a chave continuará vinculada à conta anterior, e caso você não confirme em até sete dias, a portabilidade é automaticamente cancelada.
Resumindo: depois que você confirmar o pedido de portabilidade de chaves, ela será concluída em até um minuto. Você tem até sete dias para fazer a confirmação.
Para saber mais sobre o Pix e como usá-lo na conta do Nubank, assista ao vídeo abaixo:
{{#comments}}-
{{comment_author}}
{{comment_date}}
{{comment_content}}
{{/comments}}
{{#children}}-
{{child_comment_author}}
{{child_comment_date}}
{{child_comment_content}}
{{/children}}