Declarar o Imposto de Renda pode gerar algumas dúvidas, e, para evitar erros, é importante reservar um tempo para preencher suas informações com calma. Mesmo assim, é possível que, depois de enviá-la, você perceba que ficou faltando alguma coisa. Mas não se preocupe: você pode retificar a declaração do IR 2023.
Este conteúdo leva em consideração as regras de declaração de 2023, já que as orientações para 2024 ainda não foram divulgadas pela Receita Federal.
A retificação do Imposto de Renda é um recurso que pode ser usado pelo contribuinte para corrigir os erros da sua declaração depois do envio e processamento dela.
Funciona assim: se uma pessoa enviou sua declaração para a Receita e só depois disso percebeu algum erro, dá para fazer uma declaração retificadora. A declaração retificadora precisa conter todas as informações anteriormente declaradas com os ajustes já feitos – seja a alteração, exclusão ou adição de alguma informação.
Importante: as informações abaixo são um guia para ajudar na busca por informações. Em caso de dúvidas, procure um contador ou profissional qualificado para auxiliar na sua declaração.
Como retificar a declaração do Imposto de Renda?
No programa da Receita Federal
Se você quer retificar a sua declaração pelo programa do IR, basta seguir este passo a passo:
- Abra o programa do IR 2023, toque na aba de “Declaração” e vá em “Retificar”, que fica no lado esquerdo da tela;
- Selecione a declaração que será corrigida – as declarações podem ser identificadas pelo número do recibo, pelo tipo (completa ou simplificada), pelo nome e CPF do contribuinte;
- Depois disso, o programa do IR vai gerar automaticamente uma cópia da declaração enviada com erros na aba “Em preenchimento”;
- Ao lado do seu nome, vai aparecer “Retificadora”. Ao abrir a declaração retificadora, faça as correções necessárias;
- Por fim, quando você terminar de fazer todos os ajustes, clique em “Entregar declaração”, que fica do lado esquerdo na aba “Declaração”.
- Pronto! Sua retificação será enviada.
Atenção: antes de enviar, lembre-se de checar se está tudo certo com a sua declaração. Para isso, além de revisar o que você ajustou, vá em “Fichas da declaração” e clique em “Verificar pendências”.
Alertas vermelhos te impedem de entregar a declaração e precisam ser ajustados; já os alertas amarelos permitem o envio, mas chamam atenção para possíveis correções que precisam ser feitas.
No site da Receita Federal
Também dá para enviar a sua declaração retificadora pelo site da Receita Federal, acessando o e-CAC. É só fazer assim:
- Na tela inicial, insira o seu CPF, código de acesso (gerado pelo próprio site) e senha;
- No lado esquerdo da tela, acesse “Meu Imposto de Renda”;
- Clique em “Extrato de Processamento” e escolha o ano da declaração que você precisa corrigir;
- Agora, vá em “Declaração online”;
- A tela vai exibir uma cópia da declaração que você quer retificar. Basta selecionar a ficha que precisa ser corrigida e fazer os ajustes necessários;
- Clique em “Finalizar Declaração” e pronto! Sua retificação será enviada.
O que você precisa saber sobre a retificação do Imposto de Renda
- Se você percebeu algum erro na sua declaração mas ainda não chegou a enviá-la para a Receita, basta ajustar as informações normalmente no programa ou no site. A retificação é um recurso disponível para quem já entregou a declaração;
- Só é possível retificar as declarações que tenham sido feitas nos últimos 5 anos;
- A retificação anula e substitui totalmente a declaração anterior. Se você enviou a declaração logo no início do prazo e deixou para fazer a retificação de última hora, ela entrará para o final da fila, e você receberá a restituição mais tarde;
- Não existe um limite de retificações. Ou seja: se mesmo depois de enviar sua retificação você perceber que ainda precisa alterar algo, é possível entregar uma nova declaração retificadora.
Ainda tem dúvidas? Confira quem precisa declarar o Imposto de Renda:
Importante: as informações abaixo são um guia para ajudar na busca por informações. Em caso de dúvidas, procure um contador ou profissional qualificado para auxiliar na sua declaração.
Leia também:
Imposto de Renda 2023: 15 dicas para não cair na malha fina
Como acompanhar o andamento da sua declaração do IR?
Como consultar se você caiu na malha fina do Imposto de Renda?
Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.
{{#comments}}-
{{comment_author}}
{{comment_date}}
{{comment_content}}
{{/comments}}
{{#children}}-
{{child_comment_author}}
{{child_comment_date}}
{{child_comment_content}}
{{/children}}